Banco Mundial alerta

Próximas pandemias podem fazer milhões de mortos

O presidente do Banco Mundial disse que uma pandemia mundial pode provocar a morte a milhões de pessoas se a comunidade internacional responder de forma lenta, tal como aconteceu com epidemia do vírus do Ébola.

O mundo demorou a reagir à propagação da epidemia provocada pelo vírus do Ébola, que já fez pelo menos 5 mil mortos na Libéria, na Serra Leoa e na Guiné-Conacri, disse Jim Yong, na sessão de abertura da cimeira dos chefes de Estado e de Governo do G20 que começou em Brisbane, na Austrália.

“A resposta contra o Ébola foi tardia e todos nós sabíamos o que se estava a passar. Se fosse uma pandemia de gripe que se propaga com rapidez podia provocar a morte a milhões de pessoas e teria custado milhares de dólares”, acrescentou Jim Yong, presidente do Banco Mundial.

A luta contra a propagação do vírus vai ser um dos assuntos em discussão durante o fim-de-semana pelos líderes do G20.

O Banco Mundial vai defender a criação de um “fundo de urgência” destinado a fazer face a próximas pandemias e para evitar que se repitam reacções lentas, tal como aconteceu com a resposta contra o vírus do Ébola.

De acordo com o Banco Mundial, a propagação do vírus do Ébola pode vir obrigar a despender 32 mil milhões de dólares na região da África Ocidental até 2015.

 

Fonte: 
LUSA
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock