Prémio Nacional de Saúde 2014 novamente distinguido nos Estados Unidos
O também docente da Universidade de Coimbra vai receber o prémio Albert C. Muse, da Fundação Eye & Ear de Pittsburgh, que reconhece “o seu contributo original para o desenvolvimento da ciência e da medicina na área de oftalmologia”, refere um comunicado da Associação para Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem (AIBILI), em Coimbra, instituição que preside.
“É um orgulho ser-se reconhecido pelos pares e colegas, por um trabalho que se prolonga durante anos”, disse José Cunha-Vaz, sublinhando a importância de uma universidade estrangeira considerar “o trabalho de um português ser digno de ser premiado”.
De acordo com o oftalmologista, este é um prémio não apenas seu, mas da “oftalmologia de Coimbra” e do trabalho que se tem feito na cidade nessa especialidade. “Houve uma escola que se formou e que criou bases, contribuindo com inovações e publicações originais, desde 1965, e que são reconhecidas”, frisou.
Neste momento, “a oftalmologia em Portugal é uma referência na Europa”, realçou.Exemplo disso é a AIBILI ser o “centro coordenador de uma rede europeia de investigação em oftalmologia, que reúne 91 centros”, notou.
O prémio Albert C. Muse distingue alternadamente “líderes nas áreas de oftalmologia e otorrinolaringologia”, tendo sido criado em 2001.
Para além deste prémio, José Cunha-Vaz foi distinguido em Maio com o prémio Weisenfeld, na reunião anual da Associação para a Investigação em Visão e Oftalmologia, nos Estados Unidos da América, e com o Prémio Nacional de Saúde 2014, em Outubro.
Leia também: