Plataforma digital “Trofa Solidária” para eliminar carências
A plataforma incluirá várias áreas, desde logo uma de acesso ao munícipe, na qual constará informação acerca dos recursos, ofertas, pedidos e necessidades existentes ao nível da área social, indicadores estatísticos e testemunhos.
Uma segunda área, também de acesso público, é reservada a donativos, destinando-se a quem pretenda doar produtos e serviços como roupa, alimentos, emprego e voluntariado, entre outros.
"Pretende ser um instrumento de trabalho inovador e de referência a nível nacional, sendo actualizado ao momento, e cuja informação é disponibilizada permanentemente", descreve informação sobre o projecto, que acrescenta que a plataforma vai retratar "em actualização permanente a realidade do concelho da Trofa".
A "Trofa Solidária" é resultado de um trabalho em rede, destacou a autarquia local, realçando o "comprometimento" entre as entidades, instituições e líderes locais.
"Criação de uma resposta pronta e imediata as necessidades básicas das famílias com precariedade económica. Mobilização conjunta de todos parceiros sociais e da sociedade civil. Complemento ao trabalho realizado no Atendimento Integrado da Loja Social", são alguns dos objectivos da "Trofa Solidária".
Esta plataforma pretende, também, compilar um Diagnóstico Social do Concelho, ferramenta que possibilita "a identificação e compreensão dos problemas prioritários, bem como potencialidades locais".
Esta ferramenta é apresentada quinta-feira numa sessão integrada no "Boas Práticas de Intervenção Social", seminário que contará com a presença do secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social, Agostinho Branquinho, e onde se discutirá, de acordo com o programa, "o presente e o futuro das políticas sociais do concelho e do país".
Está prevista a presença, como oradores, do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Emídio Gomes, e o presidente do Conselho Consultivo Pró Economia da Trofa (COPRE), José Manuel Fernandes, entre outras personalidades no auditório da Junta de Freguesia de Bougado, Pólo de Santiago.
Trata-se de uma iniciativa organizada pela câmara liderada pelo social-democrata, Sérgio Humberto, e pela Rede Social da Trofa, e também integrada nas comemorações do 16.º aniversário do município que decorrem até sábado.