Nutricionistas debatem atuação nas farmácias comunitárias

Consideradas cada vez mais importantes no âmbito da saúde pública, as farmácias comunitárias podem representar espaços de prestação de cuidados de saúde na área da prevenção e da terapêutica, onde os nutricionistas poderão ter um importante papel a desempenhar. Este Encontro Nacional vem refletir as preocupações da Ordem dos Nutricionistas quanto ao exercício da profissão de nutricionista nestes espaços pela falta de regulamentação, o que motivou a Ordem na produção de normas orientadoras para os nutricionistas.
O programa promove um alargado debate em torno da atuação dos nutricionistas nas farmácias. O ponto de partida é uma conferência que pretende explicar o porquê da existência dos serviços de promoção de saúde nas farmácias, proferida pelo Professor Doutor Constantino Sakellarides.
As questões legais, éticas e deontológicas também fazem parte do programa, com a análise ao regime jurídico das farmácias e aos desafios deontológicos que se colocam aos profissionais. O serviço de nutrição nas farmácias vai estar em análise no segundo painel: quais os ganhos em saúde e qual a importância da existência de normas de atuação são as questões a desenvolver. A última discussão do dia comenta, em diferentes perspetivas, o exercício da profissão de nutricionista na farmácia.
O Encontro Nacional dos Nutricionistas irá decorrer ao longo de todo o dia 24 de abril, entre as 10h00 e as 18h00, reunindo nutricionistas de todo o país.