Mesa Redonda: Banalização da Saúde: um problema sem travão?

“Banalização da Saúde: um problema sem travão?” é o tema da Mesa Redonda organizada pelo Instituto Médico Privado, que acontece no dia 27 de junho, pelas 18h30. Profissionais das áreas da nutrição, psicologia e medicina estética reúnem-se para debater a temática, num evento gratuito e aberto ao público.

“Google It!”: a expressão é americana mas reflete a facilidade ao acesso de informação de hoje, de uma perspetiva global. No entanto, se a revolução do mundo digital facilitou este acesso à informação, abundante e acessível, a verdade é que a mesma não é filtrada, e por isso nem sempre correta. E quais os malefícios da informação “à distância de um clique” para a saúde?

Para Nuno Palas, nutricionista e diretor clínico do Instituto Médico Privado, “a banalização da saúde é um tema urgente e que precisa de ser analisado, até porque os hábitos dos portugueses estão a mudar, nomeadamente em relação às dietas e regimes alimentares, e nem sempre para bem.” Acrescenta ainda que “a saúde e a nutrição são temáticas fulcrais para o bem-estar das pessoas, e há uma desvalorização cada vez maior por parte da sociedade em relação a estes temas, uma vez que preferem a informação de fácil acesso e se deixam guiar pelos hábitos alimentares dos influenciadores digitais, sem olharem às necessidades individuais de cada um”.

As dietas da moda, os alimentos trendy, os regimes alimentares, as técnicas de emagrecimento mais rápidas e a obsessão pelo corpo perfeito, entre muitos exemplos, têm vindo a desvalorizar a palavra e o papel dos profissionais de saúde, que por vezes atuam já em situações de emergência.

O mesmo facilitismo está presente no campo da medicina estética. Se Portugal regista uma procura cada vez maior nos tratamentos da área, a verdade é que a exigência por parte de quem os procura é cada vez menor. Um problema que pode ter graves consequências, uma vez que tratamentos mal executados por profissionais errados, como mesoterapia e peelings, podem provocar graves implicações na saúde das pessoas.

Para além de Nuno Palas, a Mesa Redonda conta com a participação de Marta Figueiredo, psicóloga que atua nas áreas da psicopatologia do adulto, perturbação de ansiedade, perturbação de humor e perturbação do comportamento alimentar, e de Joana Graça, especialista em Medicina Estética pela Universidade Alcalá de Henares de Madrid.

Ao leque de oradores junta-se ainda Sofia Salgado Mota, autora do blogue Pedaços de Nós, que procura dar o seu testemunho sobre o tema enquanto influenciadora digital.

 

27/06/2018 a 28/06/2018 (ended)
País: