Índia proíbe todos os cosméticos testados em animais
A proibição arranca a 13 de Novembro e segue o exemplo da União Europeia, que tomou a mesma decisão há cinco meses. Também Israel já proibiu os cosméticos testados em animais. Esta decisão, que terá um impacto muito grande na indústria da cosmética e até na sociedade indiana, foi impulsionada por várias campanhas em defesa dos direitos dos animais, lideradas por organizações como a PETA (People for the Ethical Treatment of Animals) e a Humane Society International Índia(HSI). “A Índia vai tornar-se na primeira área do sul da Ásia a proibir cosméticos que fazem testes em animais. É um exemplo para outros países”, explicou a HSI ao Times of India.
“Esta é uma mensagem para todo o mundo: a Índia não vai tolerar que ceguem coelhos para [produzir] champô, máscaras ou outros produtos de beleza”, explicou Chaitanya Koduri, conselheiro de ciência da PETA.
Segundo o Inhabitat, a PETA espera que os próximos países a banir a importação de cosméticos testados em animais sejam o Brasil, Austrália, Nova Zelândia, Taiwan e Estados Unidos.