Expressões faciais podem evidenciar problemas genéticos
Cientistas das Universidades de Edimburgo, na Escócia, e Oxford, no Reino Unido, inventaram um programa de computador que além de reconhecer expressões faciais em fotografias, consegue detectar problemas genéticos através dessas mesmas expressões e traços.
Segundo a BBC, este programa recorre a uma tecnologia de reconhecimento facial idêntica à existente no Facebook, mas consegue também verificar variações de luz, qualidade de imagem, cenários de fundo e a própria postura da pessoa fotografada.
E é através destas características que a magia acontece. Tendo todas estas percepções como base, o programa faz uma descrição da estrutura do rosto da pessoa, delineando os olhos, o nariz a boca e outros traços da cara. Cada expressão facial é comparada com as restantes já existentes no programa.
É com esta comparação que o algoritmo desenvolvido pelos pesquisadores consegue, automaticamente, relacionar as imagens de doentes portadores da mesma doença ou síndrome.
Estas doenças genéticas são raras, mas acredita-se que entre 30% a 40% destes problemas de saúde têm em comum alguma mudança no rosto e no crânio do doente.