15 de maio

ESEnfC comemora Dia Internacional da Família

A importância da família na saúde e bem-estar dos seus elementos e a prestação de cuidados no século XXI são os assuntos em destaque no encontro organizado pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) assinala hoje o Dia Internacional da Família, com o nono encontro destinado a comemorar esta data e que, em 2017, é subordinado ao tema “Famílias, Saúde, Educação e Bem-estar”.

“Famílias e bem-estar: a prestação de cuidados no século XXI” é o título da conferência a proferir, às 15h00, pela investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Sílvia Portugal.

A iniciativa decorre nas instalações da ESEnfC no Polo A (Avenida Bissaya Barreto, em Celas), onde, pela manhã (10h00), e sob o mote “A importância da família na saúde e bem-estar dos seus elementos”, se realiza uma intervenção educativa, pelo método World Café, com estudantes do 2º ano do Ensino Clinico de Fundamentos de Enfermagem na Comunidade.

“O cuidado com a família tem integrado o centro de preocupação da Enfermagem enquanto profissão e disciplina do conhecimento, constituindo hoje um foco de atenção na clínica e na investigação. Para as famílias, os enfermeiros são os elementos centrais das equipas de saúde com a missão de as acompanhar ao longo do ciclo vital e de as capacitar para o desenvolvimento e adaptação saudáveis. Por esta razão, neste dia, pretendemos consciencializar para a importância que os enfermeiros possuem no fortalecimento das funções da família na saúde, na educação e na promoção do bem-estar dos seus elementos”, afirma a organização deste nono encontro, da responsabilidade da Unidade Científico Pedagógica de Saúde Pública, Familiar e Comunitária, da ESEnfC.

Fonte: 
ESEnfC
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.