Certificação EQUASS atribuída aos 12 centros
Os 12 estabelecimentos de saúde do IIHSCJ apresentam a certificação da qualidade pelo referencial EQUASS. Este referencial - European Quality in Social Services, constitui uma iniciativa da EPR - European Platform for Rehabilitation, que providencia serviços de carácter abrangente na área da certificação da qualidade, os quais se encontram em consonância com os requisitos europeus em matéria de qualidade no âmbito dos serviços sociais.
Esta certificação abrangeu todas as estruturas de prestação de serviços de saúde do IIHSCJ, contemplando as seguintes valências: psiquiatria (unidades de curto, médio e longo internamento e unidades residenciais); deficiência intelectual (unidades de médio e longo internamento e unidades residenciais); psicogeriatria/gerontopsiquiatria (unidades de curto, médio e longo internamento); reabilitação psicossocial (residências comunitárias); toxicodependência (unidade de desabituação e co-morbilidade psiquiátrica); cuidados continuados integrados (unidade de cuidados paliativos e de média duração e reabilitação) e ambulatório (consultas externas, apoio domiciliário e área de dia).
O IIHSCJ iniciou a implementação do seu sistema de gestão da qualidade em 2011. De realçar que a identidade dos estabelecimentos de saúde do IIHSCJ se configura no compromisso sistemático com a melhoria contínua da qualidade, integrando as dimensões técnicas e humanizadoras.
Em 2013, passados dois anos da implementação do sistema de gestão da qualidade e com a sua consolidação e robustez, os estabelecimentos de saúde que integram o IIHSCJ iniciaram o pedido de certificação da qualidade, por um organismo certificador, Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ). Esta certificação foi efectuada através de auditorias independentes aos 12 estabelecimentos de saúde, atestando que os mesmos cumprem os requisitos do referencial EQUASS e aplicam importantes princípios de gestão como a orientação para o cliente, a liderança, a participação e envolvimento das partes interessadas, a ética, os direitos
“A certificação de todos os estabelecimentos de saúde do IIHSCJ, que muito honra o Instituto, só foi possível graças à ininterrupta busca da melhoria contínua da qualidade, visando a satisfação das necessidades e expectativas das pessoas que assistimos, aliada a um desenvolvimento sustentado”, indica a Irmã Paula Carneiro, da Direção de Qualidade do IIHSCJ, acrescentando ainda “Estamos convictos do valor acrescentado que a certificação dos 12 estabelecimentos de saúde representa para os nossos utentes, no entanto também estamos conscientes da responsabilidade acrescida que estas certificações hoje nos acarretam, no sentido de corresponder às elevadas expectativas de todas as partes interessadas (utentes, familiares/tutores ou pessoas significativas dos utentes internados, colaboradores, voluntários, entidades parceiras e financiadoras).”