Dicionário de A a Z

Batata-doce

Atualizado: 
20/01/2014 - 15:39
Branca, amarela, avermelhada ou roxa, a batata-doce é mais doce que a batata comum e é um alimento que privilegia a sua saúde.

A batata-doce é rica em calorias, hidratos de carbono, Vitaminas A, B1, B5 e C e sais minerais (cálcio, ferro, fósforo, sódio e potássio). A sua cor alaranjada deve-se ao índice de beta-caroteno, um importante antioxidante que tem presente.

A batata-doce possui uma quantidade elevada vitamina A, indispensável para a boa saúde dos olhos, da pele e do aparelho respiratório.

Já as vitaminas do complexo B têm como função regular o sistema nervoso, coração, contração muscular, saúde dos olhos, pele, boca e cabelos, bem como o aparelho digestivo.

No caso do ácido ascórbico ou vitamina C, ajuda na imunidade, atuando como antioxidante.

No caso dos minerais, estes contribuem para a formação dos ossos e dos dentes, auxiliam no metabolismo das proteínas, auxiliando a regeneração sanguínea e a imunidade.

Deve ser confeccionada com casca, uma vez que contém muitas propriedades antioxidantes concentradas na pele, aproximadamente 3 vezes mais do que a sua polpa.

Para manter as qualidades nutritivas deve ser colocada em lugar fresco, seco e arejado, longe da luz solar.

Apresenta muitos benefícios para a saúde:

·combate a obesidade (sendo um hidrato de carbono complexo com baixo índice glicémico, torna a sua absorção mais lenta, o que não estimula muito a hormona insulina, que é responsável pelo aumento da fome e pelo acumular de gorduras, ajudando a emagrecer);

·combate a arteriosclerose e a hipertensão arterial;

·auxilia a irrigação sanguínea;

·aumenta as necessidades energéticas (consumida antes de atividade física, com baixo índice glicémico, é lentamente absorvida, o que proporciona energia estável durante todo o exercício).

Fonte: 
emforma.net
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock