Administração de Saúde do Norte anuncia mais dois casos de brucelose
Segundo um comunicado da Administração Regional de Saúde (ARS-N), subiu para 15 o número de casos de brucelose registados em Baião e que cinco pessoas tiveram de ser hospitalizadas. Os casos hospitalizados apresentam "um quadro clínico estável".
Na segunda-feira [24 de Novembro], a Administração Regional de Saúde (ARS-N) admitiu a existência de 13 casos, quatro dos quais internados em dois hospitais do Porto.
O surto terá origem no consumo de queijo fresco preparado de forma artesanal.
Na comunicação admite-se que, devido ao início insidioso da doença e ao longo período de tempo que decorre entre a entrada da bactéria no organismo humano e o início dos sintomas, "novos casos de doença poderão ser identificados".
"A Autoridade de Saúde Local mantém permanente atenção à evolução do surto e, em articulação com os responsáveis pelas unidades prestadoras de cuidados de saúde destes concelhos, assegura a capacidade de resposta face à presente situação", lê-se no comunicado.
A ARS-N assinala que à resposta local "associa-se um dispositivo de articulação, no âmbito da investigação epidemiológica, entre a Autoridade de Saúde Regional, a Direção de Serviços de Alimentação e Veterinária do Norte e a Divisão de Alimentação e Veterinária do Porto".