200 médicos portugueses candidatam-se a hospitais árabes
Trata-se da primeira vez que um “prestigiado grupo multinacional de hospitais árabes” – com unidades na Arábia Saudita, Kuwait, Jordânia e Emirados Árabes Unidos - vem a Portugal com vista a contratar médicos especialistas para preencherem 30 vagas, na maioria em Riade e Dammam. Serão candidatos médicos com experiência mínima de três anos pós-especialidade em cirurgia-geral, ortopedia, obstetrícia e ginecologia, oftalmologia, urologia, otorrinolaringologia, cirurgia cardiotorácica, cardiologia de intervenção, anestesiologia, medicina intensiva, embriologia médica, dermatologia, neurocirurgia, nefrologia e cirurgia plástica.
A estes especialistas, que deverão partir no primeiro e segundo semestre do próximo ano, é oferecido “um contrato de três anos, renovável automaticamente ou permanente (efectivo)”.
O salário proposto - líquido e isento de imposto – situa-se entre os 8 mil e os 11 mil euros, “podendo ser superior em função da especialidade e dos anos de experiência”, segundo o anúncio, promovido pela empresa “FFF Healthcare”, responsável pelo recrutamento.
Outros benefícios oferecidos são o alojamento para o agregado familiar, seguro de vida familiar, até 44 dias de férias pagas, passagens aéreas e prémios.
André Leite, da “FFF Healthcare”, disse à agência Lusa que, até ao momento, responderam ao anúncio cerca de 200 médicos de diferentes especialidades e idades.
Estes profissionais estão actualmente a trabalhar em hospitais públicos, privados ou já reformados.
“Apenas 60 [dos médicos que responderam ao anúncio] têm o perfil curricular procurado, pelo que apenas 60 foram convidados para a fase de entrevistas”, afirmou André Leite.
A equipa de representantes dos hospitais na Arábia Saudita, que vai realizar as entrevistas aos médicos profissionais, estará em Portugal nos dias 10 e 11 de Novembro.