Investigadores do Porto formam professores americanos
![](https://www.atlasdasaude.pt/sites/default/files/styles/medium/public/field/image/instituto_de_investigacao_e_inovacao_da_universidade_do_porto.jpg?itok=hE5e-I5E)
Em declarações à Lusa, uma das responsáveis pela formação, Ana Barros, indicou que é "habitual" para Portugal "importar modelos de educação de países anglo-saxónicos, mas o inverso não é muito comum", embora existam no país "muitas experiências com excelentes resultados".
A formação, baseada também ela num modelo português, é financiada pela fundação Susan G. Komen, organização dedicada à prevenção e diagnóstico do cancro da mama, e tem por base uma abordagem já anteriormente testada em Portugal, que tira partido do potencial da comunidade escolar na promoção de uma literacia em saúde.
De acordo com o coordenador do projeto - do qual ainda faz parte Luís Moreira -, Filipe Santos Silva, "ficou demonstrado, claramente, um marcante impacto a nível da literacia e das competências dos professores", que se traduziu "em campanhas de prevenção com efeito direto no conhecimento dos alunos".