Universidade do Minho traz a debate a educação médica

Rita Costa, estudante do 4.º ano e coordenadora da equipa do Meeting ME, para mostrar que “nós escolas médicas e futuros médicos também temos um papel na solução dos problemas”. O encontro faz parte de uma das várias iniciativas do Departamento de Educação Médica e Política Educativa do NEMUM, com um objetivo bastante claro: “O objetivo do Meeting ME é efetivamente levar os temas da Educação Médica, que nós consideramos centrais, aos estudantes e que às vezes têm menos envolvimento por desconhecimento”.
O foco do Meeting ME é também “colocar de novo os estudantes no centro da educação médica e dar-lhes as ferramentas necessárias para o fazer”, criando aqui um palco para o efeito, como explica a coordenadora do evento.
A VI Edição procura mostrar onde e como os estudantes se podem envolver, mostrando também o seu impacto quer a nível local, quer na reestruturação dos cursos a nível nacional. As sessões planeadas englobam ainda as competências interpessoais, a simulação médica, e a indiferenciação e alternativas à profissão.
“Este ano quisemos mesmo que fosse totalmente focada nos estudantes, em temas que de certo modo os inspirasse a envolverem-se na educação médica. Explicar de que forma é que o podem fazer, qual é o impacto e a relevância de se envolverem e de se interessarem por esta área”, define Rita Costa, a voz de uma equipa que envolve vários estudantes da nossa Escola.
Os projetos dedicados à educação médica em Portugal são poucos e esta é uma oportunidade de juntar estudantes de todo o país na discussão do futuro da formação e na busca de soluções para os problemas encontrados.