8 de outubro

“A Tua vida Importa-nos” é o mote da campanha da APCP enquadrada no Dia Mundial dos Cuidados Paliativos

O Dia Mundial de Cuidados Paliativos é uma iniciativa internacional do World Hospice and Palliative Care Day (WHPCD), à qual a Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP) se associa anualmente.

“Esta data é uma oportunidade vital para sensibilizar todas as pessoas para a importância dos cuidados paliativos e para o incremento destes nos sistemas de saúde por todo o mundo. Este ano, o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos comemora-se a 8 de outubro e a 14 de outubro o Dia dos Cuidados Paliativos Pediátricos, levando milhares de pessoas a associarem-se a esta comemoração e a partilharem as suas experiências, testemunhando o impacto que estes cuidados têm nas suas vidas”, escreve em comunicado a APCP.

Os Cuidados Paliativos procuram melhorar a qualidade de vida dos doentes, das suas famílias e cuidadores, pela prevenção e alívio do sofrimento através da identificação precoce, diagnóstico e tratamento adequado da dor e de outros problemas, sejam estes físicos, psicológicos, sociais ou espirituais.

Em Portugal, são mais de 100 mil pessoas – entre crianças, jovens, adultos e idosos – a necessitarem de Cuidados Paliativos e, apesar da distribuição geográfica progressivamente mais alargada pelo território nacional, 70% dos portugueses com necessidades paliativas não têm acesso a este tipo de cuidados. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que em 2060 estes valores duplicarão.

“A Tua Vida Importa-nos” é o mote escolhido pela APCP para esta campanha de comemoração do Dia Mundial dos Cuidados Paliativos. Queremos, a uma só voz, dar a conhecer histórias reais de famílias, cuidadores e doentes com acesso a este tipo de cuidados, contribuindo assim para a sensibilização da população para a importância que os Cuidados Paliativos têm na vida de quem passa por um problema de saúde grave e/ou incurável.

“Ao longo de todo o mês de outubro, a APCP irá, em estreita colaboração com vários municípios portugueses, as embaixadoras Marine Antunes e Rita Ferro Alvim, as famílias, cuidadores, doentes e equipas especializadas em Cuidados Paliativos, celebrar esta efeméride, fazendo chegar ao maior número de pessoas possível a mensagem “A Tua Vida Importa-nos””, revela.

Assim, ara mais informações consulte a página da campanha em https://apcp.com.pt/campanha-2022.

Fonte: 
Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay