Startup portuguesa que ajuda médicos a chegar mais rápido a um diagnóstico clínico vence BfK Awards
É do senso comum que quanto mais rápido é um diagnóstico mais fácil é tratar uma doença. No caso de patologias oncológicas, degenerativas, raras e outras é determinante. No entanto, os médicos têm cada vez mais meios ao seu dispor – todos os dias é produzida uma enorme quantidade de evidência científica, além do surgimento de novos equipamentos e testes de diagnóstico mais fidedignos – ao passo que dispõem de cada vez menos tempo com o doente e para se manterem atualizados. Para ajudar os profissionais de saúde nesta matéria, surgiu o UpHill Health, o projeto que acaba de conquistar o prémio Born from Knowledge (BfK) Awards, atribuído pela Agência Nacional de Inovação (ANI) no âmbito dos World Summit Awards (WSA).
A UpHill Health é uma plataforma que combina os conhecimentos teóricos com treino prático, permitindo que os profissionais de saúde tenham acesso ao processo anterior a qualquer decisão clínica, selecionando artigos científicos e dando acesso à simulação virtual para treino e várias abordagens de tratamento e diagnóstico.
O desafio é comum e tende a intensificar-se: as atualizações no campo da saúde são constantes, mas demoram muito tempo a chegar aos hospitais. E quando chegam, por vezes, estão já desatualizadas. Foi para colmatar esta lacuna que Eduardo Freire Rodrigues, Duarte Sequeira e Luís Patrão, na altura a estudar Medicina na Universidade da Beira Interior, decidiram criar, em 2016, a UpHill Health.
100 mil utilizadores em Portugal, Noruega, Suécia, Holanda e Grécia
Desde o seu lançamento, a UpHill conta já com mais de 100 mil utilizadores e as suas soluções são usadas pela maioria dos hospitais privados em Portugal. Mas esta plataforma não se restringe ao mercado nacional, contando já com utilizadores em mercados como Noruega, Suécia, Holanda e Grécia.
No ano passado, a UpHill registou crescimentos de utilização de 15% por semana, ou seja, os utilizadores realizaram entre 300 e 500 simulações e visualizaram mais de 5000 artigos.
Desde 2017, a ANI já premiou cerca de 30 projetos e empresas em concursos e prémios de inovação nacionais através do programa BfK. A UpHill Health foi distinguida entre os finalistas das oito categorias de projetos que vão representar Portugal nos WSA, uma plataforma internacional, apoiada pelas Nações Unidas, que faz a ponte entre uma rede global de empreendedores de projetos com impacto e uma comunidade internacional de peritos, mentores, líderes de governo, académicos e sociedade civil. Todos os anos, os WSA analisam as melhores inovações digitais com impacto social oriundas de mais de 180 países e elege os oito Global Champions. Em Portugal, são organizados pela APDC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações.
Entretanto, estão já escolhidos os oito vencedores nacionais, que vão representar Portugal na edição de 2020 do WSA. ID.GOV.PT, iLoF, Perguntas da Especialidade, EDP EV.X, LUGGit, Condominium Solution - EV.Charge EDP, Modatta e Wearable Braille SOS são os vencedores.
O software UpHill Health recebeu a distinção BfK por ter sido o projeto nascido do conhecimento, que a ANI entendeu incorporar maior inovação de cariz científico e tecnológico.
O BfK – Born from Knowledge é promovido no âmbito do SIAC – Iniciativa de Transferência de Conhecimento, cofinanciada pelo COMPETE 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.