SPH defende que prevenção e rastreio são fundamentais no combate à Hipertensão
![](https://www.atlasdasaude.pt/sites/default/files/styles/medium/public/field/image/medir_tensao_arterial_medico_pb_9.jpg?itok=JAfi1hCK)
Este rastreio insere-se na Semana da Hipertensão (16 a 23 de maio), uma iniciativa que a SPH organiza pelo 3º ano consecutivo com o objetivo de sensibilizar os portugueses para esta doença, alertando-os para a importância de medir e controlar a hipertensão arterial (HTA).
Incentivar os doentes a ir ao médico e motivar a adesão à terapêutica são também outros dos objetivos da Semana da Hipertensão. O contexto pandémico afastou os doentes dos médicos, por isso a SPH considera prioritário o regresso às consultas regulares para garantir o controlo dos valores da pressão arterial, revertendo o efeito da pandemia.
Conhecida como a “doença silenciosa”, em Portugal, a HTA afeta cerca de 42% da população. Não tem sintomas e está ligada a doenças cardiovasculares graves, com taxas de mortalidade ou incapacidade elevadas. Apesar de quase 75% dos hipertensos portugueses estar sob medicação, o controlo chega a pouco mais de 40%, e grande parte falha pela falta de adesão à terapêutica.