Com o desenvolvimento de dispositivo não invasivo para a monitorização contínua de doentes oncológicos

RUBYnanomed é a start-up vencedora do Net Zero Health Systems

RUBYnanomed venceu o Net Zero Health Systems – Accelerating the Descarbonization of Patient Care, um programa de aceleração promovido pela AstraZeneca Portugal, em parceria com a Unicorn Factory Lisboa, para apoiar o desenvolvimento de projetos capazes de contribuir para a descarbonização do setor da saúde.

Monitorizar os doentes oncológicos de forma contínua é o grande objetivo da RUBYnanomed, start-up que desenvolveu um dispositivo não invasivo para a monitorização contínua de pacientes oncológicos, através do isolamento e da análise de células tumorais circulantes (CTCs) em amostras de sangue.

A entrega do Prémio aconteceu no Demo Day, que teve lugar no Hospital da Luz, e onde as 8 startups apresentaram o resultado final das suas jornadas de inovação. Um júri de especialistas em saúde e tecnologia reconheceu a RUBYnanomed como o projeto mais promissor, destacando o seu potencial para impactar positivamente a saúde global. O projeto recebeu um prémio de 10.000€ e acesso direto e gratuito à incubação na Startup Lisboa, durante seis meses.

O desafio lançado para impulsionar a inovação em áreas como a Eficiência Energética Hospitalar, Mobilidade Sustentável na Saúde e Digitalização e Saúde Conectada, Diagnóstico Precoce, atraiu uma diversidade de propostas inovadoras, refletindo o compromisso da AstraZeneca em impulsionar avanços significativos na área da saúde.

“A sustentabilidade nos sistemas de saúde é uma exigência que se tornou já uma urgência e este programa de aceleração confirma que há muita coisa que pode ser feita, seja na área da eficiência energética hospitalar, da mobilidade sustentável ou da digitalização. Ideias não faltam para melhorar, a este nível, os cuidados de saúde”, refere Rosário Trindade, Corporate Affairs & Market Access Director da AstraZeneca Portugal. “Sabemos que o nosso futuro depende de pessoas saudáveis e de uma sociedade saudável, mas isso não se consegue atingir sem um planeta saudável. É, por isso, essencial apoiar os projetos que podem fazer a diferença e contribuir para este objetivo.”

 
Fonte: 
AstraZeneca Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
AstraZeneca Portugal