“Quando estiveres pronta” chega hoje para abordar questões sobre preservação de fertilidade

Em 2020, a média etária das mulheres em Portugal aquando do nascimento do primeiro filho foi estimada nos 30,7 anos. De um modo geral, a média etária em que as mulheres têm filhos tem também vindo a aumentar. Fatores como a procura por mais formação, construção de uma carreira, mudanças no relacionamento e coabitação têm sido apontados como possibilidades para o aumento da idade em que as mulheres procuram ter filhos2. É, assim, fundamental consciencializar as mulheres para a diminuição significativa da fertilidade a partir dos 31 anos.
Esta plataforma permite assim informar e capacitar as mulheres sobre a preservação da fertilidade. O intuito é dar respostas às perguntas mais frequentes, o que inspirará muitas mulheres a delinear mais cedo o seu projeto de fertilidade, permitindo-lhes pensar a longo prazo. Deste modo, as opções de preservação da fertilidade, como o congelamento de ovócitos ou óvulos, podem ser consideradas como alternativas para mulheres que queiram adiar a maternidade, aumentando a possibilidade de conceber um filho mais tarde.
Esta campanha é promovida pela Gedeon Richter Portugal e conta com o apoio científico da Sociedade Portuguesa de Medicina da Reprodução.