E apresenta Programa de Mentores para hospitais e pacientes

OSTOBER.ORG lança petição para criar Dia Nacional da Pessoa com Ostomia

Lançado em 2021, o movimento OSTOBER.ORG segue com o mesmo objetivo de dar voz às pessoas com ostomia. Criado pela Convatec, em parceria com a Associação ANOXV, este movimento tem como objetivo alterar a perceção e eliminar preconceitos sobre a ostomia e a pessoa com ostomia.

O movimento vê como essencial a criação oficial do Dia Nacional do Ostomizado e vai lançar uma petição pública no dia 1 de outubro, um dia simbólico para a causa, pois assinala-se também o Dia Mundial do Ostomizado.

Valéria Pinheiro, Fundadora e Presidente da Direção da Associação ANOXV – Associação Nacional de Ostomizados, tem alcançado muitos direitos em conjunto com profissionais de saúde e a sociedade civil. No entanto, esta comunidade, que em Portugal se estima ser de 15 mil pessoas com tendência a crescer, esconde muitas vezes a sua condição, por medo de ser alvo de preconceito e rejeição, única e exclusivamente, por desconhecimento do que é uma ostomia. “O desconhecimento gera preconceito e exclusão, por isso, criar o Dia Nacional da Pessoa com Ostomia vai trazer condições para eliminar definitivamente o desconhecimento da sociedade portuguesa sobre o que é a ostomia”, assegura Valéria Pinheiro.

Programa +Contigo

Este ano o movimento OSTOBER.ORG entra numa nova fase, criando uma resposta inovadora procurando atender às necessidades das Unidades de Saúde, Profissionais de Saúde e Pacientes: apoiar o momento da alta hospitalar com um acompanhamento de proximidade. No dia 22 de outubro, vai ser apresentado, em Lisboa, o Programa +Contigo um programa de formação de mentores, resultado da criação de uma equipa de trabalho composta por profissionais de saúde na área da estomaterapia, Associação ANOXV e a Convatec. Outro elemento de ajuda ao paciente na fase pós cirurgia será o Guia Renascer, documento que reúne prática clínica, com linguagem adequada ao paciente, e que pretende apoiar desde a preparação para a cirurgia até ao pós-operatório e regresso à rotina do dia-a-dia. Desenvolvido pela Convatec, é um guia carregado de esperança, imagens e tons que transmitem leveza e tranquilidade, pensado para acompanhar uma nova fase de vida da pessoa ostomizada com informações claras e rigorosas.

Exposição OSTOBER.ORG no Hospital Professor Doutor Fernando da Fonseca Paralelamente à criação da petição pública e ao Programa +Contigo, o Movimento traz de novo a exposição de fotografia OSTOBER.ORG a Lisboa, entre os dias 3 e 10 de outubro, ao átrio da receção principal do Hospital Professor Doutor Fernando da Fonseca. Da autoria do fotógrafo Ricardo Pereira da Silva, a exposição interativa conta a história de 9 pessoas com ostomia, enfermeiros de estomaterapia e cuidadores informais, que partilham testemunhos através de vídeo que estará acessível por código QR junto da fotografia. A exposição, de carácter itinerante, já esteve patente em Lisboa, Porto e Amarante recolhendo vários elogios dos visitantes. Volta agora a estar disponível em Lisboa, iniciando em outubro um percurso itinerante por vários hospitais do país até ao fim do ano, de forma a sensibilizar a sociedade civil para esta realidade.

Criado pela Convatec em parceria com a Associação ANOXV, o movimento OSTOBER.ORG é apoiado também pelas Associações ANF, APECE e Movimento IBDFam.

Fonte: 
FG PR Brands Communications
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ANOXV – Associação Nacional de Ostomizados