Nasceu uma nova academia digital para capacitar os profissionais na gestão de equipas ou conflitos na Saúde
“Existe uma clara falta de oportunidades de qualidade para os profissionais de saúde desenvolverem capacidades de trabalho em equipa e comunicação. Esta academia vai criar esse espaço, onde os profissionais de saúde podem aceder a cursos em competências comportamentais muito diferenciadas”, diz Diogo Silva. “Estas formações foram especificamente construídas para o setor da saúde por profissionais de saúde”.
No início, serão disponibilizados sete cursos diferentes, que podem também ser integrados em percursos formativos mais complexos. Estes cursos vão abordar temas como a gestão de mudança e das equipas no pós-pandemia, gestão de conflitos e regulação emocional, como usar o feedback como ferramenta de desenvolvimento ou como construir equipas coesas em saúde. “São cursos rápidos, com exercícios práticos e sempre contextualizados na saúde para permitir a máxima aplicabilidade à vida real dos profissionais”, continua.
Mas o médico garante que este é só o início: “a academia irá crescer, apresentando novos cursos, desenhados com base no feedback e opiniões do público, com o objetivo de apoiar nas dificuldades atuais que os profissionais sentem na saúde”. Estas formações, além de apresentarem vídeos interativos, terão também documentação de suporte, que os participantes poderão ler para complementar a sua formação.
Além da melhor capacidade de resposta dos profissionais e das equipas de saúde, o cofundador do projeto acredita que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai ganhar com esta aposta. “Numa altura em que se discute que o SNS não precisa de mais dinheiro, mas mais e melhor gestão, este é um passo fundamental para fazermos esse caminho”, diz.
Também as organizações podem adquirir licenças e criar percursos para os seus profissionais. “Um hospital, Unidade de Saúde Familiar ou clínica que queira investir nas competências interpessoais dos seus profissionais poderá oferecer oficinas ou percursos formativos desenhados de acordo com os seus objetivos”.
“Quem trabalha no SNS sabe que as questões de organização, gestão de equipa e comunicação são fatores de grande insatisfação, frustração e inércia, contribuindo para a cristalização de uma cultura conservadora e aversa ao risco. Só conseguiremos um sistema de saúde mais robusto se apostarmos no desenvolvimento dos profissionais e das suas equipas, nomeadamente nestes domínios”, conclui. A academia fica disponível a partir desta terça-feira, neste site.