Documento inédito faz o raio-x à profissão de Médico Dentista

‘Livro Branco da Medicina Dentária’ em Portugal aponta estratégias para formação, (des)emprego e acesso universal à saúde oral

O diagnóstico à profissão de Médico Dentista está feito e pode ser consultado no ‘Livro Branco da Medicina Dentária’, que conta também com o depoimento de várias personalidades Portuguesas. A Ordem dos Médicos Dentistas vai apresentar este instrumento pioneiro de trabalho este sábado (dia 1 de julho), às 10h30, no Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto, com a presença do ministro da Saúde, Manuel Pizarro.

Quem são os médicos dentistas a trabalhar em Portugal? Onde trabalham e em que condições e o fenómeno de emigração na profissão? As políticas de saúde oral em Portugal? A relação da medicina dentária com a saúde geral? O impacto social e combate às desigualdades sociais no investimento da medicina dentária? A evolução da profissão e a investigação da medicina dentária em Portugal? Estas e tantas outras perguntas estão respondidas detalhadamente no ‘Livro Branco da Medicina Dentária’.

“Quando se questiona o papel das ordens profissionais com poderes e competências delegados pelo Estado, a edição deste livro é um contributo da OMD uma reflexão para o desenvolvimento do pais e na melhoria das suas políticas. O investimento em cuidados de saúde oral, nunca pode ser visto como um custo, mas como um investimento, com ganhos em saúde geral e benefícios de impacto social.”, afirma Miguel Pavão, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas.

A sessão de apresentação do “Livro Branco da Medicina Dentária” conta com a presença do Ministro da Saúde, Dr. Manuel Pizarro.

Nesta ocasião será ainda entregue o Prémio Bolsa de Formação da Ordem dos Médicos Dentistas João F. C. Carvalho. 

 

 

Fonte: 
Ordem dos Médicos Dentistas
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock