IPR celebra 75 anos com conferência conjunta sobre ambiente, Saúde, Cultura e Tecnologia
O evento, que conta com o apoio da Alfasigma, companhia farmacêutica que também celebra 75 anos de atividade, terá lugar no próximo dia 15 de dezembro no Teatro Thalia, em Lisboa. O início, agendado para as 09h15, será marcado pela breve apresentação das entidades envolvidas. Ao longo do dia terão lugar quatro mesas redondas em que cada uma irá refletir sobre “Onde estamos e qual o caminho futuro?”. A primeira mesa, da responsabilidade do IPR, será dedicada ao “Sistema Nacional de Saúde 2048: envelhecimento populacional e a reumatologia”, com a presença de Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos, à qual se seguirá a Mesa 2 da Beltrão Coelho, com o tema “Inovação e IA em 2048”. De referir que o robô Cruzr da Beltrão Coelho irá estar presente ao longo de toda a conferência, demonstrando as suas capacidades de entretenimento.
Da parte da tarde, a Liga para a Protecção da Natureza conduzirá a Mesa 3, “Cumprir metas, cumprir Portugal: o Ambiente que queremos em 2048” e, a finalizar, o Hot Clube de Portugal apresentará a Mesa 4 dedicada ao “Papel da cultura em 2048.”
Augusto Faustino, presidente do Instituto Português de Reumatologia, revela que «o objetivo desta conferência é assinalar os 75 anos da nossa instituição, como a mais antiga instituição dedicada à Reumatologia em Portugal, realçando o papel fundamental que tem levado a cabo, nomeadamente através da assistência que tem prestado aos doentes reumáticos ao longo de todos estes anos. Por outro lado, consideramos também que seria muito interessante celebrar esta data com outras instituições e empresas que se destacam no nosso país pelo trabalho desenvolvido em áreas que consideramos essenciais na sociedade como a saúde, o ambiente, a tecnologia e a cultura. Para nós, IPR, será uma honra juntarmo-nos e partilhar este momento de celebração com a Beltrão Coelho, o Hot Clube de Portugal e a Liga para a Protecção da Natureza».
Segundo Ana Cantinho, diretora-geral da Beltrão Coelho “É com grande satisfação que aceitámos estar presentes e participar nesta conferência ao lado destas entidades de enorme renome e que, tal como a Beltrão Coelho, celebram este ano 75 anos de existência. Penso que é sempre útil não só fazer balanços, mas acima de tudo pensar sobre aquilo que nos reserva o futuro. Por isso, é com profundo agrado que iremos debater e partilhar visões sobre a importância, impacto e papel da Inovação e da IA em 2048!”.
Rúben Oliveira, membro da Direção Nacional da LPN nota a feliz coincidência da data e da vontade das várias instituições se unirem para pensar o futuro: “É a primeira vez que a LPN se relaciona institucionalmente com os três parceiros do evento e a experiência tem sido verdadeiramente positiva. Mais do que olhar para trás, estamos todos empenhados em provar o importante papel que continuaremos a ter na sociedade”, refere Rúben Oliveira. “Ao longo da sua existência, a LPN tem sido incansável na proteção do património natural português, com resultados visíveis e tangíveis em diferentes regiões do país. Hoje, é tão importante valorizar e salvaguardar esse passado, como pensar os desafios do futuro e agir pelos valores e qualidade de vida que queremos ter nas próximas décadas”, acrescenta o dirigente.
Pedro Moreira, presidente do conselho directivo do Hot Clube Portugal, refere que “é com grato prazer que o Hot Clube se associa a estas prestigiadas instituições para celebrar os seus 75 anos, como expressão das suas ricas histórias assim como da vitalidade e relevância nas suas áreas de intervenção na sociedade portuguesa. Será um momento de partilha e reflexão com vários parceiros sobre caminhos futuros e afirmação das respectivas missões”.
O evento encerrará com um momento musical, a cargo do Hot Clube de Portugal, numa celebração da história e do compromisso destas instituições.