Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca assinala “Outubro Rosa”

O movimento conhecido como Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos, na década de 1990, para sensibilizar a população quanto à importância da prevenção no combate ao cancro da mama, tornando-se rapidamente numa campanha à escala mundial, levando a cabo múltiplas atividades por fim a alertar e sensibilizar para a importância do diagnóstico precoce. Mais tarde, foram integradas neste movimento campanhas de sensibilização para o cancro do colo do útero.
“O cancro da mama é uma das principais causas de morte por cancro entre as mulheres, sendo considerado o tipo de cancro mais frequente no sexo feminino. Em Portugal, anualmente são detetados cerca de 6.000 novos casos de cancro da mama, e cerca de 1.500 mulheres morrem com esta doença”, aponta esta unidade hospitalar em comunicado, reforçando a importância
de “sensibilizar os profissionais de saúde, a população em geral sejam homens ou mulheres, para a importância do autoexame sistemático da mama e para o diagnóstico e tratamento precoces”.
Já o Vírus do Papiloma Humano (HPV), é responsável por uma substancial taxa de cancros do colo do útero. “É hoje considerado o segundo carcinogéneo mais importante, logo a seguir ao tabaco. Está associado a 5% dos cancros, no geral, e a 10% dos cancros na mulher”, acrescenta.
“Esta conferência digital sobre o cancro da mama e do colo do útero, será enriquecida com o contributo de diversos profissionais de saúde do HFF, de outras instituições de saúde nacionais e contará também com a presença da tatuadora Mariza Seita e da locutora de rádio Joana Cruz. Procurar-se-á, através deste painel, dar a devida relevância ao tema, contribuindo assim para ganhos em saúde para todos os utentes e em conhecimentos e competências para os profissionais de saúde”, descreve o HFF.
A participação neste Webinar é gratuita. No entanto, carece de inscrição, através do email: [email protected], onde se deve indicar o nome, profissão e instituição a que pertence.