23 de novembro

“Guia da Alimentação na Pessoa com Cancro” lançado no mercado português

O Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro, no Porto, recebe no dia 23 de novembro, pelas 18h00, o evento de lançamento do “Guia de Alimentação na Pessoa com Cancro”. A iniciativa é dirigida a doentes oncológicos, familiares e cuidadores, e tem como objetivo sensibilizar para a importância de um bom estado nutricional no decorrer da doença oncológica. A participação é livre e gratuita mediante inscrição.

O evento é promovido pela Associação de Investigação de Cuidados de Suporte em Oncologia (AICSO) e conta com o apoio da Danone Nutricia e da Liga Portuguesa Contra o Cancro. No decorrer do mesmo será apresentado e distribuído um guia de alimentação desenvolvido por uma equipa multidisciplinar de profissionais de saúde (oncologista, nutricionista e enfermeiro) que cuidam diariamente de pessoas com cancro.

Os participantes poderão ainda assistir a uma mesa-redonda que contará com os autores do guia: Andreia Capela, Presidente da AICSO e Médica Oncologista no Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho; Elsa Madureira, Nutricionista no Centro Hospitalar e Universitário de São João; Luciana Teixeira, Nutricionista no Centro Hospitalar e Universitário de São João e Sara Parreira, Enfermeira Coordenadora na CUF Oncologia.

A juntar-se ao painel, o testemunho real de Luciana Mendes, que irá abordar na primeira pessoa a necessidade de um bom estado nutricional nesta fase tão desafiante. Será ainda realizado um showcooking de receitas com recurso a suplementos nutricionais orais, elaboradas pela nutricionista Fernanda Santa Rosa.

Atualmente, entre 30% a 70% dos doentes oncológicos estão malnutridos, situação que tem um impacto na sua sobrevida. Para estes doentes, é essencial a utilização de suplementação nutricional oral, sempre que a alimentação por si só não seja suficiente para fazer face às necessidades nutricionais, dada a importância que um bom estado nutricional tem no aumento da tolerância aos tratamentos oncológicos. É este o objetivo da marca Fortimel, que apresenta uma vasta gama de suplementos nutricionais orais para a malnutrição associada a doença.

 

Fonte: 
Ipsis
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Associação de Investigação de Cuidados de Suporte em Oncologia (AICSO)