13 de outubro

Especialistas juntam-se para debater oportunidades e desafios na área da Longevidade

Enquadrado no facto de Portugal ocupar o 5º lugar no ranking dos países mais envelhecidos do mundo, a Câmara Municipal de Alcochete, em parceria com a Ageless Portugal, promove um alargado debate sobre o tema da Longevidade. A iniciativa que pretende, de uma forma dinâmica e interativa, descortinar alguns dos preconceitos e estereótipos relacionados com a idade, decorre no próximo dia 13 de outubro, a partir das 9h, no Fórum Cultural de Alcochete.

São diversos os temas e os oradores, pertencentes a diversas organizações e entidades das áreas de saúde, social, arquitetura ou digital. Protagonistas especialistas, como da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, influencers seniores ou movimentos que têm como missão combater o idadismo, irão debater em mesas redondas temáticas alguns dos assuntos mais pertinentes e “tabu” vivenciados na nossa sociedade, como o abuso de idosos e a sua infantilização, a importância da saúde mental, física e social para uma longevidade saudável ou o “Work in Progress" no combate aos preconceitos relacionados com o envelhecimento.

As inscrições são gratuitas e estão disponíveis aqui

A realidade global de uma população mais envelhecida cria desafios às “velhas” maneiras de pensar e cria “novas” respostas aos seus desafios. Uma comunidade age friendly oferece benefícios sociais e económicos ao incentivar a que organizações e empresas apoiem os seus seniores a serem saudáveis, ativos e independentes na sua comunidade.

As projeções da Eurostat apontam para que Portugal, entre os anos de 2019 e 2070, veja diminuir a sua força de trabalho em 28%, o que equivale a cerca de menos de 1 milhão de portugueses ativos. Em 2024, prevê-se que existam em Portugal 183 idosos para cada 100 jovens (0-14 anos), sendo que em 2050 esta relação será de 242 idosos.

 

Fonte: 
Ageless Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Ageless Portugal