Cancro do pulmão é o cancro mais frequente em todo o mundo

Campanha de sensibilização para alertar para os sintomas e importância do diagnóstico atempado do cancro do pulmão

Apesar dos avanços no diagnóstico e no tratamento ocorridos nas últimas décadas, o cancro do pulmão continua a ser o cancro mais prevalente em todo o mundo1. Em Portugal, em 2020, foram diagnosticados 5.415 tumores do pulmão e registaram-se 4.797 mortes. O cancro do pulmão é o segundo tumor mais frequente nos homens e o quarto mais frequente nas mulheres.

No âmbito do Mês de Sensibilização para o Cancro do Pulmão, que se assinala em novembro, a Takeda lança uma campanha de sensibilização para promover um maior conhecimento em torno do cancro do pulmão, alertar para os principais sinais e sintomas e para a importância do diagnóstico atempado.

O objetivo da campanha passa, sobretudo, por dar a conhecer os principais sinais e sintomas do cancro do pulmão, que podem ser desvalorizados por serem confundidos com os de outras patologias, dificultando, em muitos casos, o diagnóstico. Sintomas como tosse persistente e irritativa, dor torácica, dificuldade respiratória, rouquidão e fadiga, são sinais de alerta e que devem motivar uma consulta médica.

O tumor pode desenvolver-se de forma silenciosa, não apresentando sintomas durante algum tempo, pelo que a maioria dos doentes são diagnosticados em estado avançado4. Atualmente, o diagnóstico e intervenção cada vez mais precisas, baseadas na medicina personalizada, têm permitido alterar o paradigma do tratamento do cancro do pulmão, com impacto positivo na sobrevida e na qualidade de vida dos doentes.

A campanha de sensibilização vai estar presente em mupis distribuídos pelas cidades de Lisboa e Porto e autocarros da Carris e STCP, durante o mês de novembro.

 

 

Fonte: 
Atrevia
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Takeda