Animais de Rua é presença constante nas escolas portuguesas

A convivência diária entre humanos e animais é uma realidade para 54%* das famílias portuguesas. Esta não é uma realidade exclusiva dos lares portugueses, mas também é um tema recorrente nas escolas portuguesas. No Dia do Animal (4 de outubro) esta temática é reforçada nas salas de aulas, com a Associação Animais de Rua a marcar presença em mais de 6 ações de formação e sensibilização em Escolas dos diversos ciclos de ensino.
Para a Associação Animais de Rua estas ações de sensibilização nas escolas “são uma prioridade”. A responsabilidade dos humanos para com os animais de companhia é “evidente para praticamente toda a gente, e essa tem sido a tendência política, legislativa e mediática dos últimos anos, no entanto as grandes mudanças quanto à proteção e bem-estar animal devem de facto começar nas escolas e na mentalidade das crianças”.
Para além das últimas mudanças legislativas e operacionais lideradas pelo MAAC - Ministério do Ambiente e da Ação Climática e da educação cívica inerente aos direitos dos animais, o trabalho da Animais de Rua nas escolas também se foca nas boas práticas de bem-estar e detenção de animais de companhia, na aplicação do método CED - Capturar Esterilizar e Devolver e nas estratégias de combate ao abandono de Animais de Companhia.
Para as escolas a Animais de Rua leva consigo os livros “Pimpão - Uma História de Amizade'' e "Aqui há Gato!”, ambos criados pela Associação para melhor chegar junto do público mais jovem. A Associação revela também que apesar de ter um maior número de ações em escolas durante esta semana do Dia do Animal, na realidade este é um trabalho permanente e que está a regressar às escolas em força neste novo ano letivo. Para esta associação é importante também que o Ministério da Educação e a DGEstE - Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares se envolvam diretamente na promoção do bem-estar animal dentro das escolas.