9º Congresso Envelhecimento Ativo e Saudável debate os desafios da idade maior
No âmbito do Congresso serão conhecidas as Boas Práticas finalistas da edição de 2022 dos Prémios de Boas Práticas em Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro e realizar-se-á a entrega dos prémios aos vencedores.
Para João Malva, Coordenador do Ageing@Coimbra “a valorização do papel do idoso na sociedade e a aplicação de boas práticas em prol do seu bem-estar geral e de um envelhecimento ativo e saudável, é algo que tem de ser assumido por toda a sociedade como uma maior determinação. O aumento da esperança de vida não tem sido acompanhado por melhoria equivalente na saúde dos cidadãos nos últimos anos da sua vida”.
O consórcio Ageing@Coimbra surge, assim, como um facilitador de projetos inovadores na área do envelhecimento ativo e saudável, assumindo-se como um estimulador da economia e do empreendedorismo jovem em torno dos serviços de saúde. “É urgente mudar o perfil de saúde dos idosos apostando na informação em saúde e na promoção de estilos de vida saudável. Foi essa a motivação que esteve na origem da criação do Consórcio Ageing@Coimbra, o primeiro Centro de Referência Europeu para o Envelhecimento Ativo e Saudável em Portugal, que celebrará o seu 10º aniversário de existência no início do próximo ano”, acrescenta o também investigador da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
Recentemente a rede colaborativa dos Centros Europeus de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável e a Comissão Europeia renovaram o estatuto de Centro de Referência ao consórcio Ageing@Coimbra, com a classificação máxima de 4 estrelas.