Equipamento de monitorização de sinais vitais reforça Pediatria de Leiria
Trata-se de uma "central de monitorização de parâmetros vitais", que "regista as frequências cardíaca e respiratória e o oxigénio no sangue das crianças" num único local, disse o director da Pediatria do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), Bilhota Xavier.
Segundo o pediatra, a informação dos sinais vitais das crianças internadas passa a estar acessível num único local, uma central, o que permitirá "acompanhar com uma maior proximidade as alterações destes parâmetros e rentabilizar os recursos de enfermagem".
Bilhota Xavier explicou ainda que este equipamento é também uma mais-valia para os adolescentes, porque "vai permitir manter as crianças no local onde estão internadas, o que não sucedia no passado".
Antes deste equipamento, as crianças em internamento "tinham de ser deslocadas para um local próximo onde estavam as equipas de enfermagem a trabalhar", com a "grande desvantagem de colocar adultos jovens ou adolescentes juntamente com crianças com dois meses e um ano".
"É sempre desconfortável, sobretudo para os mais velhos ficarem junto de bebés", acrescentou.
Bilhota Xavier realçou ainda que esta central de monitorização permite também "que os alarmes toquem apenas na central".
"Nas crianças mais pequenas que se movem com muita frequência, os sensores sofrem alterações e há falsos alarmes. Para um pai ou uma mãe que está a acompanhar a criança, ouvir um alarme é sempre um factor de agravamento da ansiedade, o que não contribui em nada para a tranquilidade necessária que os pais devem ter na recuperação dos seus filhos", concluiu o director do serviço de Pediatria.
O equipamento foi entregue à Pediatria do CHL no âmbito de uma candidatura ao projecto "Chicco dá vida".