Custou 2,6 milhões de euros

Misericórdia de Barcelos abre unidade de cuidados continuados

A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos inaugura no sábado uma unidade de cuidados continuados integrados, que tem 55 camas e significou um investimento de 2,6 milhões de euros, informou a instituição.

Nesta fase inicial, vão funcionar 30 camas da unidade de longa duração e manutenção, dando emprego a 28 trabalhadores. Das 55 camas da unidade, 22 destinam-se a receber utentes de média duração. A Misericórdia adianta que no próximo ano deverão ser contratualizadas as 25 camas que agora ficam de fora.

Para o provedor, António Pedras, este equipamento representa “um marco histórico” em Barcelos na medicina “centrada na pessoa do doente, humanizada, personalizada”.

“A Santa Casa vai tratar os seus utentes, dando particular atenção aos afectos, às amizades, às actividades lúdicas e à sua estabilidade e equilíbrio financeiro e social”, sublinhou.

Para António Pedras, “não houve em Barcelos nos últimos 44 anos, desde a inauguração do Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, em 1970, marco tão importante como este”.

“Este novo equipamento de saúde vai impor-se como um dos principais factores integradores de coesão social, numa sociedade mais envelhecida, mais doente, mais incapacitada e mais pobre, onde proliferam doenças crónicas e incapacitantes e onde se morre pior e com menos qualidade de vida”, acrescentou.

A inauguração será presidida pelo secretário de Estado adjunto do ministro da Saúde, Fernando Leal da Costa.

 

Fonte: 
LUSA
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock