Operação Nariz Vermelho lança campanha

“Quando for grande quero ser Dr. Palhaço”

Há quem queira ser Dr. Palhaço quando crescer e este foi o mote que esteve na origem da nova campanha institucional da Operação Nariz Vermelho “Quando for grande quero ser Dr. Palhaço”. A campanha está já no ar na rádio, imprensa, online, rede Multibanco e múpis espalhados por todo o país.

Depois do sucesso da recente campanha de rua “Seja Sorridário”, é agora lançada esta campanha que tem a assinatura da Nossa™ e a produção da Pix Mix, parceiras da Operação Nariz Vermelho na missão de distribuir sorrisos.

A campanha tem como objectivo principal comunicar a profissão de “Doutor Palhaço”, um artista profissional que tem formação especializada no meio hospitalar e trabalha em estreita colaboração com os profissionais de saúde, realizando actuações adaptadas a cada criança e a cada situação “ É muito importante esclarecermos o público que o serviço de visitas que oferecemos aos hospitais é prestado por um conjunto de artistas que para poderem estar perto da criança hospitalizada têm que adaptar o seu know-how artístico ao contexto hospitalar e agir em perfeita consonância com o trabalho dos profissionais de saúde, o ambiente e o público para o qual se dirigem. Assim, o “Doutor Palhaço”, surge como uma nova profissão, uma especialização do trabalho do palhaço” afirma Magda Ferro, porta-voz da Operação Nariz Vermelho.

Pedro Fabião, director artístico da ONV salienta “O encontro entre a criança hospitalizada e a dupla de Doutores Palhaços é inesperado, transformador e, em muitos casos, um momento de pura magia. Mas por trás da espontaneidade e graça dos Doutores, há na sua bagagem um longo treino. As competências necessárias correspondem às seguintes grandes áreas de formação: artística/humorística, corporal, musical, médica/psicológica e relacional. Um artista que integre a nossa equipa - sempre através de audições muito participadas - traz já consigo uma grande sensibilidade e maturidade emocional, um variado leque de técnicas artísticas - para além de ter de ser muito engraçado! Ao entrar no grupo, inicia um processo de nove meses de estágio, durante o qual recebe intensivamente toda a formação de base. A partir daí, íntegra a equipa e passa a receber, como todos os outros artistas da Operação, formação interna mensal e, duas vezes por ano, com mestres que trazemos do estrangeiro. Só com este investimento podemos garantir que as crianças no hospital tenham o melhor de nós!

A campanha conta com exemplos de algumas crianças cujo maior sonho é ser “Doutor Palhaço”, e, com isso, proporcionar momentos de alegria aos seus amigos doentes.

 

Sobre a Operação Nariz Vermelho

A Operação Nariz Vermelho (ONV) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem vinculações políticas ou religiosas, que promove semanalmente visitas de Doutores Palhaços às enfermarias pediátricas de 13 hospitais do país. Tem como principal objectivo transformar momentos, tornando mais alegre a vivência das crianças hospitalizadas e dos seus familiares. Oficialmente constituída em 2002, a Operação Nariz Vermelho conta actualmente com uma equipa de 22 Doutores Palhaços e 9 profissionais nos bastidores, visitando cerca de 40 mil crianças por ano. Contando já com vários prémios no seu portefólio, a ONV foi distinguida em 2005 com o prémio Serviços Sociais, atribuído pelo Hospital do Futuro, o Diploma de Reconhecimento de Mérito pela Ordem dos Médicos, e em 2009 recebeu pelas mãos da Assembleia da República o Prémio de “Direitos Humanos”.

 

Fonte: 
Guesswhat
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
Guesswhat