Especialistas repensam modelo de financiamento do VIH/Sida
Compreender se o modelo de financiamento da infecção pelo VIH/Sida se adequa às boas práticas para esta área de tratamento e obter o consenso quanto ao seu futuro. Foi com este objectivo que a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) e biofarmacêutica Gilead Sciences juntaram esforços no estudo “VIH/SIDA – Financiamento e Contratualização, Assente na Eficiência e Qualidade”. Um trabalho que chamou, pela primeira vez, todos os stakeholders a participar e cujos resultados são apresentados no dia 28 de Outubro.
Este trabalho foi desenvolvido segundo o método Delphi, que juntou um painel de peritos, constituído por médicos, gestores, associações de doentes, académicos, entre outros. O propósito foi obter consenso sobre o caminho a seguir no modelo de financiamento e contratualização efectiva para a infecção pelo VIH/Sida, enquanto mecanismo por excelência de garantia do acesso ao tratamento com qualidade por parte do utente, num patamar de sustentabilidade.
VIH/Sida Financiamento e Contratualização - Apresentação de Resultados
Sobre a Escola Nacional de Saúde Pública
A Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (ENSP-UNL) foi criada em 1966, sendo uma instituição vocacionada para estudos pós-graduados e investigação na área da saúde pública. Integrada numa ampla rede de parcerias nacionais e internacionais, é dotada de um corpo docente reconhecido e qualificado em áreas disciplinares muito diversas, como a epidemiologia, a saúde ambiental e ocupacional, a promoção da saúde, a economia da saúde e a política e gestão em saúde. A escola recebe anualmente cerca de 320 alunos, com formação de base muito diversa como medicina, enfermagem, gestão, direito, psicologia e outras, para a realização de doutoramentos, mestrados, especializações e cursos de curta duração nas áreas da promoção e inovação em saúde.
Mais informações em www.ensp.unl.pt
Sobre a Gilead Sciences
A Gilead Sciences, empresa de investigação biofarmacêutica, tem como missão, desde a sua fundação na Califórnia em 1987, a investigação, desenvolvimento e comercialização de medicamentos inovadores para tratamento de doentes que, em todo o mundo, sofrem de doenças potencialmente fatais.
A filosofia da Gilead Sciences assenta na seguinte premissa: o melhor para os doentes, é o melhor para a empresa. É por isso que os cerca de 4 mil colaboradores estão permanentemente empenhados em alcançar o objectivo primordial de salvar vidas e proporcionar melhor qualidade de vida.