Doenças reumáticas são a principal causa de absentismo laboral em Portugal
Segundo um estudo publicado em 2004 pela Direcção-Geral da Saúde, as doenças reumáticas são o primeiro motivo de consulta nos cuidados de saúde primários e constituem a principal causa de incapacidade temporária e de reformas antecipadas por doença/invalidez, representando um custo de 204 milhões de euros em perdas de produtividade por absentismo laboral.
No âmbito do Dia Mundial da Coluna, Luís Teixeira, cirurgião ortopedista e mentor do projecto Spine Center, um dos centros com mais intervenções na área da coluna a nível nacional, chama a atenção para o impacto negativo em termos de saúde pública e da propagação destas doenças em consequência do estilo de vida e do aumento da longevidade da população.
Segundo o médico-fundador do 1º centro em Portugal com cirurgia por neuro-navegação e controlo imagiológico 3D no intra-operatório: “As pessoas são mal orientadas em relação à coluna e aos seus problemas. Os medos da cirurgia geram, muitas vezes, diagnósticos tardios e afectam a capacidade de resolução dos problemas. É importante que seja feito uma consulta atempadamente para evitar problemas mais complicados, sendo que menos de 5% das patologias da coluna são resolvidas com recurso a cirurgia.”
As doenças do aparelho locomotor limitam o estilo de vida dos portugueses e o seu estado de saúde e estão sub-diagnosticadas em Portugal sobretudo nalgumas regiões como o Alto Alentejo ou Beira Baixa, é também outra das conclusões do mesmo estudo.
Sobre o Spine Center:
Instalado em Coimbra desde 2013, o Spine Center trouxe consigo um conceito inovador que representa a vanguarda no diagnóstico e tratamento médico-cirurgico da coluna vertebral sendo o 1º centro em Portugal com cirurgia por neuro-navegação e controlo imagiológico 3D no intra-operatório. Luís Teixeira é o cirurgião fundador do projecto que conta com um longo percurso de investigação na área tendo começado a sua actividade profissional no serviço de ortopedia dos Hospitais da Universidade de Coimbra. Posteriormente, em Inglaterra especializou-se na área da coluna no Royal College of England (Londres) e no Center for Spinal Studies and Surgery – Queens Medical Center (Nottingham). Mais tarde, realizou uma formação em cirurgia minimamente invasiva no Goodman Campbell Brain and Spine – St. Vincent Hospital (Indianapolis, EUA).