Dia Mundial da Saúde Mental

Receita para mente sã: aceitar críticas e rir de si próprio

Não se deixar manipular pela televisão ou pela internet é um bom passo para garantir uma mente sã, dizem os especialistas.

De que vale ter um corpo em forma se a mente não é saudável? Aceite as críticas, ria de si próprio, relacione-se com os outros. Esta é a receita do psiquiatra José Luís Pio Abreu para manter a sua mente sã. Para assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental, que se comemora hoje, o Diário de Notícias questionou o psiquiatra, bem como outros dois profissionais da área, sobre o que é ser saudável mentalmente. Todos deram respostas diferentes. Para Pio Abreu, “é ter liberdade psicológica para fantasiar, imaginar, pensar”.

Numa sociedade cada vez mais tecnológica, o risco de se perder essa liberdade torna-se maior. Consegue manter-se a saúde mental “se não nos deixarmos manipular pela televisão, isto é, pela imagem, pelo som, pela repetição das coisas e pelo insólito”. Afinal, diz o autor do livro Como tornar-se doente mental", “há tantas coisas boas que acontecem além do insólito”. Pio Abreu considera que “apesar de tudo, na internet existe essa liberdade, embora se possa perder quando os pensamentos ou fantasias aparecem publicados nas redes sociais”.

 

Fonte: 
Diário de Notícias Online
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock