I Congresso Nacional de Hemofilia
A realizar entre os dias 28 e 30 de novembro, no Palace Hotel de Monte Real, perto de Leiria, o 1º Congresso Nacional de Hemofilia irá contar com um famoso embaixador, o ciclista Alex Dowsett, que irá dar o seu testemunho como pessoa com Hemofilia A Grave que conseguiu alcançar uma carreira desportiva de sucesso. Até 20 de Outubro os interessados podem inscrever-se através do email [email protected] ou contactando a Associação Portuguesa de Hemofilia e outras Coagulopatias Congénitas (APH) pelo número de telefone 218 598 491.
O 1º Congresso Nacional de Hemofilia será um espaço de encontro e partilha entre todas as pessoas com hemofilia e outros distúrbios hemorrágicos e terá também uma forte componente formativa, com a realização de workshops e de palestras com médicos de diversas especialidades.
O envelhecimento e a hemofilia, a genética, a reprodução e a hemofilia, os distúrbios hemorrágicos nas mulheres, a hemofilia na criança, o desporto e a hemofilia e comunicação em hemofilia são alguns dos temas que irão ser abordados neste congresso.
Para o congresso está já confirmada a participação de cerca de 10 palestrantes, especialistas nos principais hospitais portugueses que diariamente lidam com estas patologias.
O jovem ciclista inglês da equipa UCI ProTeam Movistar, Alex Dowset será o embaixador do evento. Este desportista tem Hemofilia A Grave e irá dar o seu testemunho de sucesso de vivência da doença, provando que a Hemofilia não é impedimento para nada na sua vida.
A APH tem também como objectivo com este evento fortalecer a relação entre as pessoas com estas patologias, reforçando a necessidade de uma comunidade com capacidade de defender os seus direitos e com conhecimento dos tratamentos mais avançados em termos de eficácia e segurança. É urgente que todas as pessoas com hemofilia e outros distúrbios hemorrágicos se encontrem unidas na busca do conhecimento e na melhoria dos cuidados e tratamento das suas patologias.
Intitulado “Mini Congresso Infantil”, irá decorrer em simultâneo com o programa principal, serão realizadas acções de formação e diversas actividades destinadas a crianças entre os 4 e os 14 anos, divididas em dois grupos, orientadas pela professora Paula Alves, coordenadora do plano de natação da APH.