ANEM assinala dia com workshops e rastreios gratuitos
“Com esta iniciativa, que se assinala mundialmente, pretendemos promover o convívio e a partilha de experiências entre os doentes de esclerose múltipla, os seus familiares e amigos. Através das actividades procuramos também contribuir para uma melhor qualidade de vida e para o bem-estar destes doentes” explica Lurdes Silva, Coordenadora da Associação Nacional de Esclerose Múltipla (ANEM).
Durante a tarde vão estar abertos à população rastreios gratuitos à tensão arterial, à diabetes, à visão, à memória, entre outros. Paralelamente, a partir 15h30, tem lugar um workshop sobre as “Vantagens da Fisioterapia” e às 17h um outro sobre “Cuidados a Ter em Casa”.
A abertura e o encerramento das iniciativas estão a cargo dos Alunos da Universidade Sénior do Rotary de Valongo.
A esclerose múltipla é uma doença auto-imune, degenerativa do sistema nervoso central, que afecta jovens adultos com idades entre os 20 e os 40 anos, sobretudo mulheres jovens. Estima-se que esta doença afecta mais de 5 mil portugueses.
Sobre a ANEM
A Associação Nacional de Esclerose Múltipla (ANEM) é uma instituição sem fins lucrativos e com carácter de utilidade pública cujo principal objectivo é a prestação de um apoio multidisciplinar a doentes de Esclerose Múltipla e seus familiares/cuidadores. Sedeada no Porto, a ANEM tem ao dispor dos seus associados duas valências: um Centro de Atendimento/ Acompanhamento e Animação para Pessoas com Deficiência e um Espaço de Reabilitação Funcional.