Nos EUA

Oftalmologista de Coimbra distinguido

O professor da Universidade de Coimbra José Cunha-Vaz foi distinguido esta semana, nos Estados Unidos, com um prémio internacional na área da oftalmologia, anunciou ontem a Associação para Investigação Biomédica e Inovação em Luz.

O prémio Weisenfeld foi entregue a José Cunha-Vaz, de 75 anos, Presidente do Conselho de Administração da Associação para Investigação Biomédica e Inovação em Luz (AIBILI), na segunda-feira, no âmbito da reunião anual da Association for Research in Vision and Ophthalmology (ARVO), que termina hoje em Orlando, no estado norte-americano da Florida.

“O prémio reconhece mais de quatro décadas e meia de contribuições para a literatura clínica e científica em oftalmologia, resultando em mais de 470 publicações, bem como os papéis de liderança no desenvolvimento do Instituto Biomédico de Investigação da Luz e Imagem (IBILI) e AIBILI e o seu papel no desenvolvimento de investigação clínica na Europa”, através do European Vision Institute Clinical Research Network (EVICR.net), refere uma nota da AIBILI.

O galardão distinguiu “a carreira excecional de excelência na clínica oftalmológica” do investigador português, professor jubilado da Universidade de Coimbra, acrescenta.

O prémio Weisenfeld constitui “uma homenagem a contribuições extraordinárias” de Mildred Weisenfeld na área oftalmológica, designadamente através da Fundação Fight for Sight, desde 1946, e o seu papel na criação do National Eye Institute.

Ao explicar que o encontro da ARVO “é a maior reunião anual de investigadores na área da visão e oftalmologia”, a AIBILI realça a importância internacional do prémio, indicando que “é muito rara” a sua atribuição a um especialista de fora dos Estados Unidos da América.

Sob a presidência de José Cunha-Vaz, a associação científica de Coimbra, que está a comemorar 25 anos de actividade, “assume (...) um papel de liderança na investigação europeia em visão e de imagem”, envolvendo instituições académicas e empresas.

Sede e centro coordenador da rede EVICR.net, que reúne 86 centros de investigação de 18 países, a AIBILI é a única instituição europeia reconhecida como “Champalimaud Translational Centre for Eye Research” pela Fundação Champalimaud.

Fonte: 
TVI24 Online
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock