Estudo alerta:

Uso contínuo de auscultadores pode causar perda auditiva

Um estudo da Universidade de Telavive indica que um em cada quatro adolescentes corre o risco de sofrer perda auditiva precoce como consequência da exposição prolongada e repetida a ruídos de elevada intensidade em locais como discotecas e concertos ou devido ao uso contínuo de auscultadores.

De forma a consciencializar a população portuguesa para os problemas relacionados com a audição, a GAES – Centros Auditivos vai iniciar um ciclo de palestras abertas ao público. As palestras decorrem na Reitoria da Universidade do Porto e a primeira vai decorrer já na próxima quarta-feira, dia 30 de Abril, pelas 14h30, tendo como foco o tema “A Idade e a Audição”.

No dia em que se assinala o Dia Internacional da Consciencialização para o Ruído, Alexandra Marinho, licenciada em Audiologia pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, especialista em audiologia infantil e terapia do zumbido, vai explicar como proteger a audição e os principais sinais que apresenta quem pode sofrer de problemas auditivos.

“Zumbidos vs. Qualidade de Vida” e “Problemas auditivos em Criança” são os temas das palestras, que se realizam a 16 de Maio e a 6 de Junho, respectivamente.

A Reitoria da Universidade do Porto ainda acolhe a exposição INAUDITO – A Aventura de Ouvir, inaugurada a 27 de Fevereiro no Porto, por onde já passaram cerca de 1.200 visitantes, entre alunos, professores e população em geral.

 

Fonte: 
Vital Health
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock