SPO e GER incentivam o autorastreio da degenerescência macular da idade em nova campanha
Sob o mote ‘Vê tortas as linhas direitas? Procure o seu médico oftalmologista’, a campanha consiste num spot televisivo, que vai ser transmitido a partir de 1 de outubro na SIC. O objetivo é alertar os portugueses para o risco de perda de visão causada pela DMI e reforçar a importância do diagnóstico precoce para retardar a progressão da doença. A iniciativa visa ainda demonstrar que, com um simples autoteste, é possível detetar sinais precoces da doença e procurar logo um médico oftalmologista. A campanha conta com o apoio da Bayer, das Farmácias Portuguesas (ANF), da Novartis, da Roche e da Shamir.
A DMI afeta a mácula, uma pequena área central da retina responsável pela visão central nítida, essencial para atividades diárias, como ler, conduzir e reconhecer o rosto das pessoas. Esta condição é responsável por 8,7% de todos os tipos de cegueira no mundo. No entanto, é possível fazer o autorrastreio em casa, utilizando a grelha de Amsler, que está disponível no site www.testeasuavisao.pt.
A grelha de Amsler é um teste oftalmológico simples e eficaz que permite detetar alterações na visão, como linhas onduladas, manchas cegas (escotomas) ou áreas de visão borradas, que podem ser sinais iniciais de DMI ou outras condições maculares.
Além da campanha televisiva, a SPO e o GER vão promover outras ações de sensibilização associadas ao Dia Mundial da Retina (29 de setembro) e ao Dia Mundial da Visão (13 de outubro). Entre elas estão a divulgação de conteúdos nas redes sociais da SPO e do GER, a distribuição de mupis em dez hospitais e clínicas do país, a divulgação da campanha nas redes da ANF, a presença de materiais digitais e informações dirigidas a utentes de risco nas farmácias, e a publicação de um artigo sobre DMI no site www.farmaciasportuguesas.pt e Revista Saúda.