10 mil euros

Escola Superior de Enfermagem de Coimbra vence 20º Concurso Nacional Poliempreende

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) conquistou o 1º prémio da 20ª edição do Concurso Nacional Poliempreende, cuja final se realizou, nos dias 3 e 4 de setembro, na Universidade da Madeira.
O prémio, no valor de 10 mil euros, foi atribuído ao projeto MusclePen, um dispositivo tecnológico inovador em desenvolvimento, destinado a pessoas com necessidade de administração regular de medicação, bem como a cuidadores informais e a organizações de saúde.
 
O prémio é patrocinado pelo Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, pelo Banco Santander e pela Ordem dos Contabilistas Certificados.
 
A equipa vencedora (constituída pelas enfermeiras recém-diplomadas pela ESEnfC, Ana Gil e Inga Donici, e pelo professor José Hermínio Gomes) esteve em competição com mais duas dezenas de equipas dos institutos politécnicos do país, escolas superiores não integradas e escolas politécnicas das universidades que compõem a rede Poliempreende. E, pela primeira vez, com a participação de equipas de três escolas que lecionam Enfermagem: além da de Coimbra, também a do Porto e a de Aveiro (Escola Superior de Saúde).
 
Com este prémio monetário, a equipa vencedora do 20º Poliempreende vai continuar a desenvolver a respetiva ideia de negócio, que tem como objetivos «empoderar e tornar as pessoas mais independentes» relativamente à toma de medicamentos, «diminuindo o fluxo de utentes nos centros de saúde» e «dando mais oportunidades de acesso aos cuidados».
Ana Gil e Inga Donici afirmam que «o recente percurso no ensino superior lhes proporcionou competências únicas de empreendedorismo e inovação», cuja «valorização», segundo defendem, «tem de continuar a crescer, porque está a dar frutos».
 
Após conhecimento do resultado, no jantar de gala da final da 20ª edição do Concurso Nacional Poliempreende, no Hotel Savoy Palace, no Funchal, a equipa do projeto MusclePen estabeleceu, de imediato, contactos com potenciais investidores, perspetivando possíveis redes colaborativas.
 
Esta é a segunda vez que a ESEnfC obtém o 1º prémio do Concurso Nacional Poliempreende, depois de em 2016 (13ª edição) também o ter conseguido, então com um projeto relacionado com a prevenção de complicações associadas ao uso de cateteres venosos.
 
O Concurso Nacional Poliempreende visa promover o desenvolvimento de uma cultura empreendedora no seio das instituições de ensino superior politécnico e fomentar a criação de empresas baseadas no conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento regional.
Fonte: 
ESEnfC - Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.