Cláudia Adão, Diretora-Geral e psicóloga da Integral Saúde Mental, deixa o alerta

Soft skills têm de ser uma prioridade nas escolas e valorizadas no trabalho

As novas realidades macroeconómicas do mundo globalizado que estão a transformar o mercado de trabalho. O contexto laboral é mais incerto e competitivo e para corresponder aos desafios, de forma positiva, as organizações/empresas necessitam de profissionais que sejam capazes de se envolver nos objetivos do local de trabalho, incrementando mudanças. Para que isso aconteça, temos de desenvolver e aprimorar as soft skills de cada um.

Cláudia Adão, Diretora-Geral e psicóloga da Integral Saúde Mental, alerta para a importância do “apoio em termos de saúde mental nas empresas e nas escolas não só olhando para a individualidade e capacidades de cada um mas, também, criando projetos integrados e completos de apoio aos alunos, e aos profissionais. A capacitação para a gestão emocional é crucial e será cada vez mais”.

As soft skills são características, atitudes e comportamentos que simplificam as interações em contexto laboral. São amplamente aplicáveis, e não se limitam a uma profissão ou a uma fase da vida. São competências transversais e desenvolvimentais, ou seja, são competências que se desenvolvem, estimulam e treinam ao longo da vida e que nos permitem viver melhor na relação com os outros seja em contexto pessoal, familiar, académico ou laboral. Assim, devem começar a ser promovidas o mais cedo possível a nível académico e depois, melhoradas, em contexto profissional.

Existe uma quantidade substancial de pesquisas que demonstram o impacto profundo que a aprendizagem social e emocional e as habilidades interpessoais têm, tanto no sucesso académico, como no sucesso laboral. De acordo com o Committee of Children (2019), quem alia o conhecimento à capacidade de construir relacionamentos de confiança, gerir melhor as suas emoções, ser empático, colaborar e comunicar bem, gerir o tempo e o stress, saber ouvir, resolver conflitos e apreciar a diversidade, terá melhores desempenhos no local de trabalho.

"É fundamental que as escolas integrem esta aprendizagem social e emocional. Só preparando as soft skills dos alunos, teremos profissionais mais qualificados e preparados", conclui. 

 
Fonte: 
Integral Saúde Mental
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock