Por um acesso ao ensino superior mais democrático e equitativo

Associação Nacional de Estudantes de Medicina promove concentração de estudantes

A Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) promove uma concentração de estudantes, amanhã, pelas 16h00, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Os futuros médicos vão debater a acessibilidade ao ensino superior, nomeadamente ao ensino superior de Medicina, evocando aos custos associados a propinas, habitação, refeições, bibliografia, deslocações e também ao equipamento de proteção individual exigido no âmbito de estágios obrigatórios em Medicina.

Para a Presidente da ANEM, Rita Ribeiro, a qualidade do ensino superior constitui-se como fundamental para o desenvolvimento estratégico do país e a acessibilidade à educação é uma das principais conquistas da democracia que acaba de assinalar 50 anos. Nesse sentido, o país deve assegurar que nenhum estudante desiste da sua formação por razões económicas. Rita Ribeiro lembra a importância da Ação Social e do seu reforço para fazer face às exigências da atual vida académica.

“A ANEM está a desenvolver um Observatório dos gastos dos estudantes do ensino superior e pretendemos lançar um debate com os parceiros da academia, nomeadamente as escolas médicas, os hospitais, a tutela mas também com as autarquias e comunidades intermunicipais. Queremos rapidamente poder apresentar propostas que tornem efetivamente o ensino superior acessível a todos, como se quer numa democracia, e que contribuam, simultaneamente, para aumentar a qualidade da nossa formação”, anuncia.

 
Fonte: 
Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock