A iniciativa conta com o patrocínio científico da APU e GPGU

GU Clinical Cases é o novo projeto de educação médica da MSD Portugal

A MSD Portugal apresenta o GU Clinical Cases, o novo projeto de educação médica que se propõe a selecionar e divulgar os casos clínicos numa área de grande relevância na Uro-Oncologia: os tumores genito-urinários. A iniciativa conta com o patrocínio científico da Associação Portuguesa de Urologia (APU) e do Grupo Português Genito-Urinário (GPGU).

A iniciativa visa incentivar a divulgação de conhecimentos teóricos e práticos, através da partilha de casos clínicos que apresentem características relevantes para aumentar o conhecimento dos profissionais de saúde nas seguintes indicações: próstata, rim, urotélio, testículo e pénis.

A seleção dos casos clínicos é da responsabilidade do Comité Científico, constituído por profissionais de saúde experientes, cujo trabalho é amplamente reconhecido pela comunidade médica: Arnaldo Figueiredo, Diretor do Serviço de Urologia e Transplantação Renal do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra; Avelino Fraga, Diretor do Serviço de Urologia do Centro Hospitalar Universitário Porto; Gabriela Sousa, Diretora do Serviço de Oncologia Médica do IPO de Coimbra; Joaquina Maurício, Diretora do Serviço do Hospital de Dia do IPO do Porto; José Palma dos Reis, Diretor do Serviço de Urologia do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte; e Isabel Fernandes, Coordenadora do Serviço da Hemato-oncologia Médica da CUF Descobertas.

Todos os profissionais de saúde que tenham interesse em participar na 1.ª Edição do GU Clinical Cases devem submeter os seus trabalhos na plataforma do evento, entre o dia 17 de abril e 30 de junho.

Originalidade, rigor científico, raciocínio clínico e impacto do caso clínico na comunidade médica são alguns dos critérios que o Comité Científico terá em conta para avaliar os trabalhos submetidos.

O caso clínico vencedor desta 1.ª edição será conhecido na reunião presencial do GU Clinical Cases, onde será distinguido com uma Menção Honrosa.

Após o evento, está prevista a publicação de todos os casos clínicos selecionados num livro ou website a ser divulgado junto das várias sociedades médicas, que patrocinaram cientificamente esta iniciativa.

Segundo os dados do Globocan 2020, os tumores genito-urinários corresponderam a 18% dos novos casos de cancro diagnosticados em Portugal. Por isso, a MSD mantém o compromisso de promover a melhoria constante dos cuidados prestados aos doentes e o apoio à formação dos profissionais de saúde.

Fonte: 
BCW Global
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
MSD Portugal