5 dicas para melhorar a ergonomia e a saúde no trabalho
É por isso que, como especialistas em segurança no trabalho e com a ajuda de fornecedores especializados de produtos para o bem-estar e ergonomia no local de trabalho, a Lyreco, principal distribuidor europeu e terceiro maior distribuidor mundial de soluções para o ambiente de trabalho, partilha algumas recomendações para melhorar a saúde física e psicológica durante o trabalho.
- Hidratar
A desidratação pode afetar a função cognitiva, levando a uma diminuição da produtividade. Por conseguinte, a empresa recomenda beber água regularmente e comer fruta fresca ou um lanche saudável entre as refeições. Isto irá aliviar o cansaço e eliminar as toxinas do corpo.
- Desconectar
Seja dentro ou fora do escritório, a empresa aconselha a alternar entre estar sentado e estar de pé e caminhar curtas distâncias. Isto ajudará não só a melhorar os músculos e a circulação, mas também a relaxar a mente. Além disso, salienta-se a necessidade de fazer uma pausa, seja para um café, para apanhar ar ou para falar com um colega – se possível, sobre outros assuntos para além do trabalho.
- Adaptar o local de trabalho
Para a Lyreco a necessidade de criar espaços de trabalho otimizados e saudáveis é vital para a manutenção de um bom ambiente de trabalho. Portanto, a empresa recomenda a aquisição de soluções ergonómicas para o local de trabalho que aliviem a rigidez corporal e ajudem o corpo a ficar mais confortável.
Por esta razão, um bom encosto, um descanso para o pulso ou mobiliário ajustável são os melhores aliados para combater o desconforto e a chamada síndrome "Tech-Neck" – uma condição causada por uma má postura inclinada que afeta a coluna vertebral.
- Proteger os olhos
Para reduzir o esforço e o cansaço ocular no final do dia, a empresa sugere colocar o ecrã a uma distância entre 50 e 70cm e a 10-20 graus abaixo da linha de visão. Adicionalmente, sublinha a importância de fazer pausas a cada 45 minutos, bem como de limitar o tempo gasto em frente aos ecrãs.
- Fazer alongamentos
Pernas, pés, braços e pescoço, todos sofrem quando estamos sentados durante longos períodos. Por este motivo, a empresa sublinha que o alongamento correto, lento e com exercícios curtos irá melhorar a dor, o desconforto e aliviar a tensão. Fazendo círculos nos ombros, virando o pescoço para o lado, esticando os braços, movendo ligeiramente os pulsos ou levantando a perna com o joelho esticado.
Recomendações como estas podem prevenir sintomas e danos associados ao trabalho, tal como refletido no último inquérito aos trabalhadores, realizado pela Lyreco em conjunto com o especialista em cuidados de saúde Fellowes. Os dados revelam que, devido ao teletrabalho causado pela pandemia, 53% dos inquiridos admitiram sofrer de tensão ocular, 25% de ansiedade, 49% de dores de cabeça, 48% de dores nas costas, 37% de sensação de solidão e isolamento e 24% de rigidez no pescoço.
Por fim, o arejamento regular do espaço, o aproveitamento da luz natural, o sentar-se direito e o desligar fora do trabalho são outras recomendações que a empresa aconselha para melhorar o bem-estar físico – um fator que influencia diretamente a produtividade e a motivação do trabalho.