Nova maternidade de Coimbra nasce no polo dos Hospitais da Universidade

O anúncio da construção da nova maternidade (serviços de obstetrícia e neonatologia) decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Coimbra, numa conferência que juntou o presidente do CHUC e o presidente do município, José Manuel Silva.
A nova maternidade será construída numa zona de estacionamento dos HUC, sendo que a escolha da localização foi feita «por razões fundamentalmente técnicas e por razões fundamentalmente clínicas», sendo necessário que a sua construção fosse junto aos HUC, face à necessidade de garantir a segurança das grávidas.
O concurso para o projeto de arquitetura será lançado ainda durante esta terça-feira e o presidente do CHUC espera que a maternidade possa ser inaugurada em dezembro de 2024. A estimativa quanto ao custo de investimento será de 38 milhões de euros para a infraestrutura e 6,8 milhões de euros em equipamento.
O presidente do CHUC realçou que a construção da nova maternidade estará integrada numa aposta no descongestionamento do trânsito nos HUC e salientou que o centro hospitalar vai avançar com a requalificação de todo o parque de estacionamento.
O plano tem também em conta o acesso do Metrobus aos HUC, assim como um aumento em 20% nas consultas realizadas nos Covões, que vai retirar em média mil pessoas por dia dos Hospitais da Universidade.