Evento engloba sessões, mesas-redondas, simpósios e conferências

Sociedade Portuguesa de Aterosclerose reúne cerca de 800 especialistas em congresso híbrido

Entre hoje e amanhã, 15 e 16 de outubro, o Meliã Ria Hotel, em Aveiro, recebe o XXIX Congresso Português de Aterosclerose. Sob o mote “Enfrentar o futuro partilhando saberes”, mais de duas centenas e meia de profissionais juntam-se para promover o conhecimento sobre as patologias associadas a esta área.

A Sociedade Portuguesa de Aterosclerose (SPA) promove mais uma edição do seu Congresso anual que se dirige, de uma forma particular, a todos aqueles que sejam especialistas na área da Medicina Geral e Familiar, bem como aos especialistas hospitalares, que vão discutir e partilhar o que de novo existe na área destas patologias, tendo por base a prática clínica.

O programa científico do evento engloba sessões, mesas-redondas, simpósios e conferências que pretendem abordar a diversidade das disciplinas científicas que se relacionam com a aterosclerose. A edição deste ano divide-se entre a participação física em Aveiro, com mais de 120 participantes, e a assistência virtual, com cerca de 700 participantes.

"Com exigência, abriremos porta ao futuro com o conhecimento que, aqui, partilhamos. Estes momentos de reflexão e aprofundamento do conhecimento são essenciais para capacitar melhor os nossos clínicos na luta contra a doença aterosclerótica”, reforça Carlos Rabaçal, Presidente do XXIX Congresso Português de Aterosclerose.

No programa científico, o destaque do primeiro dia vai para a conferência sobre a próxima década na aterosclerose promovida por Kausik Ray, Professor no Imperial College London e Presidente da European Atherosclerosis Society.

Já o segundo dia do evento será marcado pela conferência sobre “Ritmos circadiários, genes periódicos e doenças ateroscleróticas”, ministrada pelo Dr. António Pedro Machado, e por uma sessão mais informal dedicada a debater se “Há um mundo antes e outro depois da pandemia?” e que contará com a participação do escritor Afonso Cruz.

O programa conta ainda com uma mesa redonda promovida em conjunto com a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) para discutir guidelines, consensos e normas relacionadas com a aterosclerose e os seus doentes.

Os participantes do Congresso vão poder ainda assistir a sessões sobre os efeitos pleiotrópicos dos fármacos CV, os benefícios do Ómega 3, o tratamento da inflamação e uma mesa redonda sobre a relação entre aterosclerose e AVC.

O programa completo e todas as informações sobre o Congresso podem ser consultados em www.congressoportuguesaterosclerose.pt

 

Fonte: 
LPM Comunicação
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Sociedade Portuguesa de Aterosclerose (SPA)