Linha de aconselhamento psicológico do SNS 24 já atendeu mais de 67 mil pessoas
Segundo o presidente da e da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Luís Goes Pinheiro, que apresentou hoje o balanço de contactos, apesar de ser uma linha que “está mais vocacionada para o cidadão comum, ainda assim houve 5.249 chamadas de profissionais de saúde, o que significa que também para estes, esta linha de aconselhamento psicológico foi importante existir”.
“É normal que em momentos de maior ansiedade, resultantes da maior pressão no trabalho e dificuldades que, muitas vezes, todos temos de conciliar, agora em confinamento, as crianças em casa e a necessidade de assegurar funções laborais, tudo isso gera maior ansiedade”, acrescentou.
Por outro lado, também foram muitos aqueles que contactaram a linha pela ansiedade vivida, nos últimos tempos, quanto à incerteza laboral. Factos que levam Luís Goes Pinheiro a concluir que “ter esta linha para servir de apoio psicológico às pessoas tem-se revelado absolutamente crucial ao longo da pandemia”
Criado com a parceria da Fundação Calouste Gulbenkian e a Ordem dos Psicólogos Portugueses, este serviço visa dar resposta às alterações que a pandemia de Covid-19 causou na vida das pessoas e dar apoio em várias situações, como por exemplo ansiedade aguda, fragilidade psicológica ou agravamento da doença psicológica.
Gerir emoções (stresse, ansiedade, angústia, medo) em situação de crise, promover a resiliência psicológica, diminuir a probabilidade de desenvolver problemas de saúde mental na sequência da crise pandemia, promover o aumento do sentimento de segurança da população e dos profissionais de saúde e orientar para outras entidades de apoio, em caso de necessidade identificada pelo psicólogo são os objetivos deste serviço.
Além desta linha, o Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS24 – 808 24 24 24) também criou, em 21 de abril de 2020, uma plataforma de atendimento por videochamada para os cidadãos surdos com intérpretes de Língua Gestual Portuguesa.
Segundo Luís Goes Pinheiro, já foi possível fazer mais de mil triagens intermediadas pelos intérpretes de Língua Gestual Portuguesa e no total houve praticamente duas mil chamadas de cidadãos que recorreram a este serviço.