“Seminário sobre Mieloma Múltiplo”
No mês da consciencialização para o Mieloma Múltiplo, a Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) organiza, em parceria com a International Myeloma Fundation (IMF), o “Seminário sobre Mieloma Múltiplo”, a 7 de abril, às 10h00, no Novotel em Lisboa, onde vão ser debatidas várias questões relacionadas com esta doença maligna das células plasmáticas.
O Mieloma Múltiplo é o tipo mais comum de tumor das células plasmáticas, sendo uma doença rara que se estima afetar 1500 portugueses, surgindo cerca de 300 novos casos todos os anos. Embora ainda não exista cura para a doença, esta pode ser controlada. É no sentido de perceber como se lida com as necessidades específicas destes doentes e dos seus cuidadores, e de que forma se pode proporcionar-lhes melhor qualidade de vida, que se juntam neste seminário especialistas de diversas áreas.
Cristina Nave, psicóloga clínica do IPO de Lisboa, irá iniciar o ciclo de conversas com uma reflexão sobre as linhas de intervenção em Psico-Oncologia, tendo como foco de atuação o modo como o doente e/ou a família lidam com a doença oncológica, dando uma perspetiva psicológica sobre como tratar pacientes de Mieloma Múltiplo. “É importante perceber as reações emocionais e a necessidade de intervenção nas diversas fases da doença. As formas de intervenção privilegiadas são o aconselhamento psicológico e/ou a psicoterapia e procuram prevenir a disfunção psicológica reativa à doença, promover a adaptação, facilitar a adesão ao processo de tratamento e a gestão dos efeitos secundários dos mesmos”, avança a especialista.
Temas como “Benefícios sociais para pacientes com Mieloma Múltiplo”, “Novos Tratamentos e Ensaios Clínicos” e “Desafios nutricionais para pacientes de Mieloma Múltiplo” serão também abordados por especialistas nas mais variadas áreas de intervenção.
Este seminário, de entrada livre, destina-se a pacientes, cuidadores, enfermeiros, médicos e outros profissionais de saúde e as inscrições podem ser feitas através do email [email protected] ou pelo telefone 213422205.
Pode consultar o programa aqui.