APCOI junta 100 crianças e adultos para assinalar Dia Mundial da Maçã
![](https://www.atlasdasaude.pt/sites/default/files/styles/medium/public/field/image/dia_mundial_da_maca.jpg?itok=64n9T1rM)
O Dia Mundial da Maçã assinalou-se pela primeira vez a 21 de outubro de 1990 em Londres e desde então tem sido comemorado um pouco por todo o mundo como data simbólica para organizações que se dedicam à promoção da saúde.
O provérbio “uma maçã por dia mantém o médico afastado” pode aplicar-se a todas as frutas, assegura Mário Silva, presidente da APCOI "porque a maçã e todas as outras frutas contêm vitaminas e outros nutrientes únicos e insubstituíveis, sendo por isso que a Organização Mundial de Saúde recomenda a ingestão de três porções de fruta por dia. Contudo, a realidade nacional é bem diferente, 7 em cada 10 crianças portuguesas não comem essa quantidade por dia."
Para combater este problema de saúde pública a APCOI lançou em 2011 o projeto “Heróis da Fruta - Lanche Escolar Saudável” que em cinco edições já beneficiou mais de 236 mil crianças em todas as regiões do país.